Pesquisar no site

Contato

Guriri-ES / Rio das Ostras-RJ

Acordamos às 6:00 , nos equipamos , colocamos a bagagem na moto , fechamos a conta e fomos tomar café . Como o tempo amanheceu bastante nublado e ameaçando chuva , nós colocamos a parte superior das roupas de chuva bem a mão nos alforges e colocamos a proteção contra chuva na bolsa de tanque . O local do café era amplo mas muito quente pois era todo fechado e não tinha nem um ventilador para amenizar o calor . Saimos cerca de 8:10 e apesar do quarto ser amplo e confortável e de não ter gerado nenhuma reclamação grave eu não voltaria a me hospedar no Hotel Marlin de Guriri .  Rodamos cerca de 12 Km até pegar de novo a BR 101 em Sâo Mateus e seguimos até Linhares onde paramos para descanso e abastecimento . Prosseguimos na estrada e fizemos nova parada em Fundão para reabastecer pois não queria parar na região de Serra e Vitória . Passamos por Serra , pelo contorno de Vitória e por Viana sem maiores problemas e paramos em Iconha para descanso e reabastecimento com o tempo nublado mas firme e com bastante mormaço . A Mônica sugeriu e eu aceitei de não ficarmos em Marataizes pois ainda estava cêdo e poderíamos prosseguir ainda por bastante tempo com luz do dia e então decidimos seguir até Campos dos Goytacazes já no RJ . Voltamos à estrada  e seguimos cruzando a divisa , entrando no RJ e deixando o ES . O estado do piso melhora muito a partir daí pois a estrada passa a ser privatizada ( e pedagiada ) e é visível a diferença . Paramos para abastecer na altura da entrada para São Francisco do Itabapoana e a partir daí fomos observando as margens da estrada para ver se havia algum lugar que nos agradasse para ficarmos hospedados até o dia seguinte . Nenhum lugar nos agradou , fomos seguindo e acabamos atravessando ( na verdade contornando ) Campos e seguindo em frente . Levantei a viseira e sugeri a Mônica que seguissemos em frente até Rio das Ostras mesmo rodando um trecho a noite e ela concordou de imediato . Prosseguimos e paramos em um posto na altura do acesso a Carapebus já a noite para abastecermos e descansar um pouco . Encontramos lá um grupo de jovens sentados em uma mesa e que depois descobrimos que estavam esperando reboque para o carro dêles que havia enguiçado . Perguntei se eram daquela área e um dêles me disse que eram de Campos e conheciam razoavelmente bem aquela região . Perguntei pelo acesso a Rio das Ostras e êle me disse que bastava seguir em frente passando pelos dois trevos de Macae e ficar prestando atenção a uma placa indicando Pedágio a Dois Kms que logo adiante estaria o acesso para a estrada que leva a Rio das Ostras . Falou que o estado da estrada só é ruim em um pequeno trecho no inicio e depois melhora e que não há trevo para o acesso e que eu teria que cruzar a pista da BR 101 para entrar na estrada à esquerda mas que no local havia também a entrada de uma estrada à direita que permitia ficar com a moto na perpendicular com a BR facilitando a visualização para cruzar a estrada BR 101 com pista simples , mão dupla e muito trânsito de caminhões . Informou que seria fácil identificar o lugar pois ficavam uns caras em pé na beira da estrada para ajudar os carros dizendo a hora de cruzar a pista e ganhar uns trocados . Agradecemos as dicas que depois verificamos serem exatas e que muito nos ajudaram a encontrar o caminho na estrada à noite . Seguimos em frente com cuidado mas a pista estava muito bem sinalizada com muitos trechos com olhos de gato indicando o caminho e piso sem problemas . Tenho de agradecer ao Beto da Teknopoint que me aconselhou e colocou para mim uma lámpada Cristalvision na Vulcan na época de minha viagem a Buenos Aires e que eu não havia testado em estrada a noite ainda . Mesmo com o farol baixo a visão era muito boa e quando ligava o alto que é conjugado a dois farois auxiliares instalados no mata-cachorro , o meu campo de visão aumentava bastante . Passamos pelos dois trevos de Macaé , pela placa do pedágio e encontramos o acesso para Rio das Ostras com os caras em pé na beira da estrada e alguns carros aguardando para atravessar a pista . Paramos ao lado deles e ficamos aguardando uma brecha no trânsito para podermos atravessar a pista com segurança . Confesso que é meio tenso ficar alí de noite esperando para atravessar a pista vendo aqueles caminhões passando nos dois sentido no maior gás  . Mas deu uma brecha boa , conseguimos atravessar rápido e entramos em uma estradinha muito escura com mâo dupla e muito mal sinalizada . Fomos seguindo mas como surpreendentemente havia um trânsito razoável , fomos seguindo o fluxo tomando cuidado com o piso que tinha bastante irregularidades .Depois de alguns quilometros a estrada muda , fica iluminada e com piso muito bom sendo que quase chegando em Rio das Ostras ela vira pista dupla . Chegamos na rotatória da entrada de Rio das Ostras , seguimos em direção ao centro e logo após uma praça entramos em direção à praia para procurar uma pousada . Paramos em frente a uma pizzaria bem cheia e perguntamos a um jovem que estava na porta se havia uma pousada por perto e êle disse que bastava seguir umas quadras adiante que havia uma . Agradeci , seguimos em frente e encontramos a Pousada do Coral que eu simpatizei de cara . Paramos na portaria e fui conversar com a recepcionista que me levou para conhecer o quarto e informou que o estacionamento ficava no patio interno da pousada , o que facilitaria lidar com a bagagem . Confabulei com a Mônica , resolvemos passar ali a noite e então fiz o chck-in , coloquei a moto no estacionamento , descarreguei a moto às 20:10 e fomos tomar um banho para relaxar depois de rodar 632 Km , totalizando 876 Km desde Prado .

Entrada da Pousada Coral .

Patio interno da pousada .

Quartos com varandinha e rede .

De banho tomado, revigorados e satisfeitos com nosso desempenho desse dia de viagem decidimos caminhar até uma pizzaria próxima para comer umas pizzas e tomar umas cervejas geladas . A primeira que encontramos não servia cerveja e então saimos e fomos para outra na qual comemos um delicioso rodizio de massas regado a muitas latas de Skol bem geladas .

Pizzaria da Mamma ( aqui não estava cheia como quando fomos lá ) .

Amostra de uma das pizzas servidas lá .

Saciados e satisfeitos voltamos para a pousada , ligamos o ar-condicionado e fomos dormir felizes por saber que estávamos a menos de 100 Km de nosso  destino para o próximo dia .