Pesquisar no site

Contato

Prado-BA / Guriri-ES

Acordamos cerca de 6:30 , nos equipamos , trouxemos a moto para a frente da pousada e colocamos nela a bagagem .

Vulcan pronta para a estrada .

Fechamos a conta , tomamos café e saimos cerca de 8:10 com tempo bom e muito calor . Passamos pelo portal de Prado e seguimos até a entrada de Alcobaça e dali rumamos para a BR 101 passando com atenção pelos muitos quebra-molas desse trecho . Paramos em Teixeira de Freitas para abastecer e seguimos em frente tomando cuidado com o piso até deixar a Bahia após uma breve parada em Itabatã para dar uma folga ao traseiro . Com exceção de um pequeno trecho com algumas irregularidades não encontramos nenhum problema como crateras ou pista fresada . Entramos no Espírito Santo , paramos brevemente em duas obras tipo pare e siga e continuamos sem problemas com sol forte até São Mateus onde paramos para abastecer , descansar e comer alguma coisa . Depois de colocar gasolina no tanque , o frentista que também era motociclista me deu a nota com o valor a pagar e me orientou a fazer o pagamento no interior da loja de conveniências onde a Mônica já estava comendo um salgado e tomando um café . Coloquei a nota no bolso da jaqueta e levei a moto para uma sombra perto da loja de conveniência pois o sol estava muito forte e eu também queria deixar a moto a vista . Entrei , comi um salgado com café e aproveitei para pedir informações para uns caras que estavam por lá sobre o caminho até Guriri . Nos informaram que eram cerca de 12 Km direto sem problemas e que o Hotel Marlin em que íamos nos hospedar já tinha sofrido um pouco os efeitos da localização à beira mar e indicaram uma outra pousada perto que tinha tido melhores avaliações por pessoas conhecidas . Agradeci mas resolvi dar uma olhada no Hotel Marlin pois êle fica quase ao lado da sede local do Projeto Tamar que pretendíamos visitar . Pagamos o lanche , nos despedimos dos caras , pegamos a moto e seguimos para Guriri onde chegamos cerca de 12:50 depois de percorrer 244 Km . Encontramos fácil o Hotel Marlin e gostei da aparência externa e interna dêle por ser muito espaçoso e com uma grande piscina na área interna .

Vulcan na entrada do Hotel Marlin .

Piscina do Hotel Marlin .

A atendente confirmou que a menina de Conceição da Barra tinha entrado em contato com êles e feito a reserva para nós de um quarto de frente para o mar com tarifa reduzida por ser fora de temporada e segunda-feira . Tudo acertado fiz o pagamento no check-in , descarregamos a moto e levamos a bagagem para o quarto . Conversando com a atendente fomos informados que a piscina estava interditada para tratamento e que o bar/restaurante estava fechado por ser folga do pessoal da cozinha . Argumentei que não gostaria de ter de pegar a moto de novo para ir almoçar e perguntei se não daria para fazer um sanduiche e ela disse que não pois a cozinheira estava de folga . Desisti e fomos a pé tentar visitar o Projeto Tamar que é quase ao lado do Hotel . Chegando lá tivemos a grata surpresa de que a visitação era de terça a domingo e que segunda-feira ficava fechado para manutenção .

Placa na entrada do Projeto Tamar .

Tiramos então algumas fotos do lado de fora da cerca .

Já estávamos para ir embora quando vi um cara que parecia estar fazendo manutenção do local e para quem eu expliquei a situação e perguntei se não podíamos entrar um pouco só para tirar umas fotos das tartarugas . Êle disse que tinha que pedir autorização de alguém lá dentro e pediu para eu esperar enquanto êle ia lá perguntar . Ficamos esperando e já estávamos para desistir quando êle voltou e disse que estava tudo bem e que podíamos entrar para fotografar e bastava depois fechar o portão ao sair . Dito isso foi lá para dentro e nos deixou sozinhos com toda a área do Projeto a disposição . Entramos e fomos visitando os tanques com as grandes tartarugas marinhas nadando , registrando sua beleza com fotos , vendo cascos enormes presos em uma parede e ficando orgulhosos com a beleza desse Projeto que visa proteger esse belos animais . Deixamos aqui registrado nosso agradecimento ao amigo que gentilmente entendeu nossa situação e levou nossa solicitação a quem podia decidir sobre nossa entrada e a gerência local do Projeto que nos possibilitou momentos inesquecíveis de observação de uma obra tão bonita da natureza .

Cartaz do Projeto Tamar ( Tartaruga Marinha ) .

Uma tartaruga empalhada .

Um dos tanques das tartarugas .

Uma delas se exibindo para nós .

Ela chegou bem perto , nos olhou e depois se afastou .

Ficaram afastadas fofocando .

Mônica curtindo as tartarugas .

Essa estava em um tanque separado .

Estava um pouco agitada e nadava de um lado para o outro .

Alguns cascos vazios bem grandes .

Saimos felizes da vida , fechamos bem o portão e voltamos para o hotel onde o cara que estava fazendo a manutenção da piscina perguntou se queríamos dar um mergulho e disse que não havia colocado nenhum produto químico na água e estava apenas limpando os azulejos onde estava mais sujo . Disse que a máquina para aspirar o fundo havia quebrado e se eu não me importasse com isso podia dar um mergulho . Como o calor ainda estava forte fui até o quarto , troquei de roupa e cai na piscina para dar uma relaxada . Lá pelas 15:30 trocamos de roupa , pegamos a moto e fomos até o centro que ficava a alguns quarteirões de distância para almoçar/jantar . Encontramos um lugarzinho legal e o dono nos sugeriu um peito de frango a moda da casa que estava muito bom .

Frango a moda da casa.

Mônica no ataque .

Estavamos comendo quando entrou um cara com um capacete na mão e perguntou se éramos donos da moto parada lá fora e que tinha abastecido mais cêdo em São Mateus . Reconheci então o frentista que tinha me atendido de manhã e êle me disse que eu tinha esquecido de pagar a gasolina . Me lembrei então que fiquei tão entretido com a conversa no interior da loja de conveniências que saí pagando apenas o lanche . Como estava sem a jaqueta não podia recuperar a nota mas êle me apresentou uma cópia com o valor e eu paguei pedindo mil desculpas . O incrível é que êle ainda foi embora pedindo desculpas a mim por ter me incomodado e nem precisa dizer que a Mônica ficou me gozando o resto do dia . Como sobraram ainda dois grandes pedaços de frango , nós pedimos para que colocassem em uma quentinha , fomos até uma padaria próxima e compramos pão para fazer uns sanduiches para comer a noite se desse fome . Voltamos para a pousada e fomos descansar pois amanhã tem estrada de novo.